Abertura de Furos de Água

 

  • Garantia de autonomia no abastecimento;
  • Ocupa pouco espaço à superfície;
  • A perfuração pode ser realizada próxima do local de consumo da água;
  • As explorações subterrâneas estão menos expostas a contaminantes utilizados à superfície;
  • Os aquíferos são das maiores fontes de água disponíveis no planeta, pelo que estão disponíveis no subsolo em grande quantidade



          Interpretação e análise dos resultados.            obtidos dos trabalhos geológicos,                        hidrogeológicos e geofísicos realizados. Identificação/definição de zonas/locais   favoráveis à realização de furos para a  captação de água subterrânea.

Passo a passo – Como garantir a qualidade de um furo de água

Transformar uma pesquisa num furo de captação de água eficiente e que permita satisfazer as necessidades de consumo, traduz o sucesso de uma obra.

A profundidade de um furo de água não é garantia exclusiva de que a extração será produtiva, no entanto, constitui-se como um fator importante, também na qualidade da água. Quanto mais profunda for a captação, menor a probabilidade de a água estar exposta a contaminantes ou poluentes superficiais.

É necessário também garantir a qualidade dos trabalhos envolvidos em todas as fases do projeto, desde os estudos hidrogeológicos, a escolha adequada do método de perfuração, o correto dimensionamento do sistema de bombagem, entre outras etapas que constituem a realização de um furo de água eficiente e sustentável.

Numa fase preliminar, revela-se importante estimar o volume de água que é pretendido ser extraído do furo, bem como o objetivo da sua utilização (irrigação, consumo humano, etc.).

Estas observações prévias permitem realizar uma estimativa sobre a profundidade e o respetivo caudal de um furo de água.

        

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

COMO FUNCIONA UM FURO DE ÁGUA

RISCO DE CONTAMINAÇÃO DE UM FURO DE ÁGUA