RISCO DE CONTAMINAÇÃO DE UM FURO DE ÁGUA
Fatores determinantes para a qualidade de um furo
- Profundidade
Em pequenas profundidades o risco de contaminação é maior.
As águas subterrâneas apresentam a vantagem de serem filtradas e purificadas através processos naturais, têm uma probabilidade menor de tratamentos adicionais, possuem temperaturas constantes, são passíveis de serem extraídas perto do local onde serão utilizadas e têm maior quantidade de reservas.
O mapeamento da rede de aquíferos na zona onde se planeia construir um furo permitirá aferir a profundidade do furo de água.
- Qualidade do trabalho realizado em cada uma das etapas
- Estudos prévios:
- Realização de estudos hidrogeológicos – estas análises permitem determinar os perímetros de proteção de captação e aquíferos, bem como possíveis vulnerabilidades. O objetivo é garantir a qualidade química da água.
- Determinação da localização do furo de água – os critérios de qualidade e quantidade de água disponível num aquífero, variam consoante os terrenos. Os estudos hidrogeológicos permitem aferir os melhores locais de extração. Há que considerar ainda na localização do furo de água, a proximidade com possíveis fontes de contaminação. A sua localização deve também permitir intervenções futuras, como reparações, limpezas, substituições de equipamentos, etc
- Estudos prévios:
Comentários
Enviar um comentário